sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

* 06 de FEVEREIRO DE 2009 - 22 Semanas de Gestação *

Bom, essa semana está sendo bem difícil, pela grande perda que eu tive. Sinceramente, não sabia que perder uma pessoa tão amada era tão sofrido. Conformada, não estou, mas talvez ela tenha ido para uma vida vim.

Prefiro não comentar mais e ficar com todas as boas recordações que tinha com ela.

Segunda fiz o tal exame morfológico e pelo que o médico disse, o Enrico está muito bem. Vamos as medidas:

Diâmetro biparietal: medindo 5 mm
Diâmetro occípito frontal: medindo 64 mm
Crunferência cefálica: medindo 175 mm
Circunferência abdominal: medindo 160 mm
Comprimento do fêmur: medindo 34 mm
Comprimento do úmero: medindo 34 mm
Diâmetro cerebelar: medindo 20 mm
Cisterna magma: medindo 4 mm
Átrio: medindo 7 mm
Diâmetro interorbitário: medindo 12 mm
Peso fetal: atual estimado em 500 g
Atividade cardiaca: 140 bpm
Dia 18, temos mais uma consulta com o Dr. Francisco (antecipada por causa do carnaval). Ontem fui na Dra. Denise, pq comecei a me sentir um pouco fraca. Semana que vem já tenho que fazer mais um exame de sangue para controlar a dose de hormônio. E me foi dado um recadinho que não pode ser esquecido, 1 mês antes de marcada a cesária, tenho que fazer novos exames para controlar o TSH, não posso entrar com a dose suprimida de maneira nenhuma, senão já viu....
Vai mais uma fotinho do Enrico!


Já comecei a quebrar o quartinho do Enrico. Estamos em fase de arrumação, já que os móveis chegam até o dia 17. Hoje, vamos colocar a massa na parede, colocar os fios da tomada e pintar as outras paredes para que na segunda feira, eu possa começar a decorar o quarto.

Acho que já dei todas as últimas notícias da semana.

  • INFORMAÇÕES

Seu bebê é agora uma versão mais magrinha de um recém-nascido. Ele pesa cerca de 430 gramas, e mede um pouco mais que 27 centímetros no total. Seu corpo tem as proporções certas, mas ele ainda vai ter de engordar bastante. Enquanto isso não acontece, a pele fica enrugada. Os lábios e os olhos estão formados, embora a íris (a parte colorida do olho) ainda não tenha pigmentos. O pâncreas, essencial para a produção de hormônios, continua se desenvolvendo.
Os primeiros sinais dos dentes já aparecem, debaixo da gengiva. O tempo passa rápido e, quando você se der conta, seu bebê já terá seu primeiro dente.
A essa altura, você deve ter engordado entre 5 e 7 quilos. A partir de agora, o aumento de peso deve ser de pouco mais de 200 gramas por semana. Pode ser que apareçam vontades súbitas de comer alguma coisa, e você pode notar um aumento na secreção vaginal, embora sem a presença de sangue. As duas coisas são normais na gravidez.

* 31 DE JANEIRO DE 2009 - A DOR DA PERDA *

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer as suas vidas um brilho de luz.A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.
Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distância de quem sempre nos amará, esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos.
Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar.
Nossos pensamentos divulgam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amo"; "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo", e como se não bastasse vem à frase mais forte "a culpa foi minha".
Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância.
E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza:
Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.
E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém.
Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.

VÓ, DESCANSE EM PAZ. ESTREMOS AQUI SEMPRE EM PENSAMENTO.

AMOR ATERNO!

* 30 DE JANEIRO DE 2009 - Orações - rezem pela minha avó *

Pois é, essa semana não está sendo fácil. Depois de um susto comigo, agora foi com a minha avó. Ela teve que ser operada ontem de emergência.

Lá fomos nós correndo para o Hospital na Barra. Consegui ficar lá até umas 23:30 hs, pq estavamos muito cansados e não tinha quarto para ficar, pq ela foi direto do CTI para a cirurgia e depois voltaria para o CTI.

Bom, vamos ficar torcendo para que ela se recupere logo.

Senhor, que a vossa bondade se estenda por todos nós, dando força, paz e luz, afim de conseguirmos superar mais esta batalha. Peço pela saúde e recuperação da minha avó, guerreira, companheira, amiga, meu porto seguro....Amém.

* Desabafo de Mãe *


Estou aqui novamente na madrugada de sexta-feira, totalmente sem sono e tentando me distrair na internet.

Pequenas cólicas comecei a sentir, mas nem se compara com a última que sofri. Acabei de tomar um Buscopan. Vamos aguardar o efeito do remédio. Enquanto isso, vou me distrair mais um pouquinho na internet. Eu em um canto do sofá com o computador no colo e no outro, o Tobby largado dormindo. Ai de mim se por acaso fizer qualquer barulho e acordá-lo, ele lança aquele olhar como se tivesse dizendo: " não ta vendo que eu estou dormindo não? então não faça barulho!".


Lá vai um poema.

“Pra começar
Espero um ser
Fruto de um sonho
E de um ato de amor,
Ele será luz para o mundo.
Todos contemplarão em seus olhos
E em seus gestos uma paixão
Infinita pela vida.

Trará consigo um imenso poder
De sonhar e acreditar na utopia.
Distribuirá a todos, sementes de paz
E com as mãos erguerá a terra
Em direção do sol e da chuva
Para que deles bebam o calor e o frescor
Da imensidão.

Será lindo, meu bebê.
E a beleza trará no nome.
E seu nome se repetirá nas bocas
De cada homem e cada mulher
E nas risadas das crianças.
Será sábio e ensinará a todos
O valor da inocência e da simplicidade.

Espero um ser.
Será ele a eternização
De mim e de seu pai e de seus avós
E carregará no coração
A dignidade herdada da família
E o exemplo de seus anteriores.

Que ele não seja o que fui.
Que ele seja sempre mais do que sou.
Que ele conquiste o tudo que não consegui.
Que ele viva para seus sonhos
E com sua esperança dê vida a mil outros
Em forma de palavras, em forma de afagos.

Espero um ser.
Espero um sonho.
E ele será muito maior do que imagino.
Meu bebê.
Tudo o que não fui.
Tudo o que serei.
Espero um ser que só
Deus sabe o que é.
Estou esperando a vida.”

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

* Mais uma noite complicada *

Pois é, depois de um dia turbulento como ontem, estou aqui novinha em folha. Que susto que dei no papai e na vovó. Terça, fui na feira com a vovó Silvia na Barra. Que HORROR! Muita gente, muito calor. Os ventiladores não estavam adiantando nada. Por duas vezes me senti muito mal. Mas como tinha que continuar e comprar todas as coisinhas para o quartinho do Enrico, persisti e fiquei. Saimos de lá 21:30.

Compras feitas, cheguei em casa as 23 hs. Veio mais uma maratona, mostrar tudo que comprei para o papai. Pelo menos ele gostou. Ahhh, já comprei o berço e a cômoda (berço foi presente da vovó Rosa). Chega antes do carnaval. Ficaram faltando pequenas coisas, mas isso o Enrico ganhará de presente ou depois eu compro com mais calma.

Lá pelas 4 da manhã, comecei com uma cólica descomunal. Nunca tive uma dor tão grande como essa madrugada. Depois de algumas crises, resolvi chamar o papai, pq não estava aguentando mais. Dr. Francisco ordenou que fossemos para o HCN. Lá fomos nós e como já sabido, fomos "atendidos com aquela prontidão". Nos primeiros exames com a plantonista, nada aconteceu com o neném. Foi apenas uma gastrinterite ocasionada pelo excesso da feira. Veia furada, fiquei no soro com Buscopam e Digesan.

Resumindo esta confusão, saimos às 6 hs do hospital, direto para casa. Acabei dormindo até quase 10 da manhã. No final do dia já tinha consulta marcada com o Dr. Francisco. Nos exames que fez, o Enrico está super bem, crescendo muito bem também. Já deixamos uma ultra marcada para a segunda-feira às 13 hs.

Depois disso tudo, fiquei quietinha em casa muito indisposta, nem tinha forças para ligar o computador e contar a minha felicidade das compras que fiz na feira. Como o quartinho ainda está desarrumado, prometo que assim que tiver começando a decorar, eu tiro uma foto e coloco aqui para mostrar. Vamos aguardar o pedreiro que vem aqui hoje.

Finalmente consegui dormir um pouco melhor esta noite. A barriga vai crescendo e isso incomoda mesmo. Estou sem posição nenhuma na cama.

Mais um detalhe, estou na 21 semana de gestação. Então vamos as informações.


  • INFORMAÇÕES

O bebê está medindo cerca de 18cm e pesando 300g.

O cabelo do seu bebê fica mais denso e ele pode soluçar de forma que você perceba. O sistema digestivo está em grande funcionamento. O bebê engole o líquido amniótico, seu organismo absorve a água e as substâncias sólidas são mandadas para o intestino grosso.

Com o bebê cada dia maior, o corpo da mamãe poderá inchar, principalmente ao fim do dia. Para melhorar a circulação, beba muita água e descanse com as pernas elevadas. Seja cuidadosa na sua alimentação.

Manchas - Por causa do aumento do hormônio estrogênio, pode surgir na pele do rosto da gestante depois de exposta ao sol manchas marrom, principalmente ao redor dos olhos e nariz, chamadas de melasmo.

Todo cuidado é pouco nessa fase. Cuidados ao se expor ao sol devem ser tomados como o uso de protetor solar, chapéus e óculos de sol.

Provavelmente as manchas desaparecerão após o nascimento do bebê.

ATENÇÃO! A medida do bebê dentro da barriga da mãe, informada aqui, é a medida feita da cabeça do bebê até o bumbum (céfalo-caudal).

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

* 27 de Janeiro de 2009 - mais uma noite mal dormida *

Pois é gente, mas uma noite mal dormida. Fui dormir cedo, pq não estava me sentindo muito bem. Taí, são 5:30 da manhã e eu já acordada sem ter o que fazer. Enquanto isso, vou pensando mais um pouquinho na decoração do quartinho do Enrico.

Enquanto não tenho muitas coisas para falar, lá vai um texto lindo.

A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas. Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado. Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria. Imagino que deve ser frustrante a princípio. Durante toda a espera, um pai é um pai sem experimentar o gosto de ser, sem os incovenientes de uma gravidez, mas também sem as lindas emoções que tanto mexem com a gente. E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma. Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável. E um parto de um pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém. E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele. Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível. E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.

Bom, vou ficando por aqui, mais tarde vamos as compras....não vejo a hora!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

* Mais momento Leitura *

SER MÃE

Nós estamos sentadas almoçando quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em 'começar uma família'. 'Nós estamos fazendo uma pesquisa', ela diz, meio de brincadeira. 'Você acha que eu deveria ter um bebê?' 'Vai mudar a sua vida,' eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro. 'Eu sei,' ela diz, 'nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .' Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável. Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar 'E se tivesse sido o MEU filho?' Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças morrendo de fome, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho morrer. Olho para suas unhas com a manicure impecável, seu terno estiloso e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzí-la ao nível primitivo da da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de 'Mãe!' fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante. Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem. Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald's se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas contra a possibilidade de que um molestador de crianças possa estar observando no banheiro. Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe. Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, será de menor valor quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida -- não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles. Eu quero que ela saiba que a cicatriz de uma cesárea ou estrias se tornarão medalhas de honra.. O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar pomadinhas num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas. Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados. Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto a ameaça da guerra nuclear para o futuro de meus filhos. Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta. Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez. Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer. O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos. 'Você jamais se arrependerá', digo finalmente. Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados. Este presente abençoado de Deus... que é ser Mãe.'

* Noite mal dormida *

Só não vim aqui de madrugada, pq eu estava super irritada. Essa noite acordei novamente as 3:40 da manhã totalmente sem sono. Tomei um copo de leite, fiquei um pouco na sala e fui tentar dormir de novo. Pra que? Fiquei rolando de um lado para o outro e além do mais, Enrico ficou se mexendo logo esta madrugada, fora o calor que tenho sentido.

domingo, 25 de janeiro de 2009

* 25 de Janeiro de 2009 *

Só passei aqui para dizer que as coisas estão muito bem. Mais uma vez, Enrico anda se mexendo bastante, apesar de hoje não ter mexido muito.

Acabei de comer no Mc Donald´s. Não sei se era isso que eu queria comer, não, mas como estou com muita preguiça de parar e pensar o que comer, e ainda mais fazer, achei melhor passar lá e comer mesmo.

Estou anciosa para que chegue terça-feira! Quero poder ir na feira, pq quero comprar logo as coisinhas para começar a arrumar o quartinho. Quero dar uma mudada neste quarto aqui. Já vou começar a pintar e fazer toda a decoração que estou pensando. Se sem arrumar, eu já não saio do quarto, depois de prontinho então.
Quarta tenho mais uma consulta com o Dr. Francisco. Provavelmente ele vai pedir para fazer mais um exame (acredito que o morfológico). Não vejo a hora de poder vê-lo novamente, mesmo que somente diante de uma televisão. Vou confessar, estou apaixonada por esse serzinho aqui de dentro.

Queria que você soubesse, meu filho, mamãe não vê a hora de poder te segurar no colo e ficar te olhando pelo resto da minha vida.

Acho que eu também não vejo a hora de voltar com a rotina de ir para a agência, pq ficar em casa, eu confesso que o tempo não passa e eu fico mais anciosa para ver a barriga crescer.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

* 22 de Janeiro de 2009 - 20 semanas *

Momento leitura.


Antes de ser mãe...
Antes de ser mãe eu fazia e comia os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas.
Eu tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe eu dormia o quanto eu queria e nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes.
Antes de ser mãe eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas eram coisas em que eu não pensava.
Antes de ser mãe ninguém vomitou nem fez xixi em mim, nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe eu tinha controle sobre a minha mente, meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos.
...eu dormia a noite toda...
Antes de ser mãe eu nunca tive que segurar uma criança chorando para que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.
Eu nunca fiquei gloriosamente feliz com uma simples risadinha.
Eu nunca fiquei sentada horas e horas olhando um bebê dormindo.
Antes de ser mãe eu nunca segurei uma criança só por não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar quando não pude estancar uma dor.
Eu nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina pudesse mudar tanto a minha vida.
Eu nunca imaginei que pudesse amar alguém tanto assim.
Eu não sabia que eu adoraria ser mãe.
Antes de ser mãe eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Eu não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.
Eu não conhecia esse laço que existe entre a mãe e a sua criança.
Eu não imaginava que algo tão pequenino pudesse fazer-me sentir tão importante.
Antes de ser mãe eu nunca me levantei à noite a cada 10 minutos para me certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada, Deus , por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmo tempo.
Obrigada por permitir-me ser Mãe!


(Tradução de "Before I Was a Mother" de Patricia Vaughan.)

domingo, 18 de janeiro de 2009

* São Pedro D´Aldeia - 16/01/2009 *

Mais um final de semana de muito sol e praia. Fomos para São Pedro com a bisa e o biso. Já estamos contando com mais sol na próxima semana para podermos ir novamente.

Estamos na metade do caminho, 19 semanas e 3 dias. Pela primeira vez senti e vi a barriga se mexendo com o Enrico chutando ou socando. A barriga se mexeu mesmo. E não parou por aí não, se mexeu o final de semana todinho. A barriga está crescendo e isso atrapalha um pouco na hora de dormir, fico sem posição nenhuma e com isso me viro a noite todinha! Já estou até vendo este menino daqui pra frente. Não vai ser mole não.

Mamãe já está com muitas idéias para decorar o quartinho. Semana que vem tem feira e estamos prontinhos para comprar logo as coisinha para arrumar ele todinho, pq daqui a pouco mamãe não terá tempo para ver isso, já que a documentação da agência está quase pronta.



Bom, vamos ficando por aqui, estamos super cansados. Chegamos a pouco em casa.

  • INFORMAÇÕES

Parabéns! Você chegou à metade da gravidez. Nas próximas semanas, a barriga vai crescer ainda mais rápido, por isso não se surpreenda se notar que está com menos pique. Caso não se aguente de vontade de tirar uma soneca à tarde, não hesite, se puder (se estiver trabalhando, tem sempre a possibilidade de se fechar por alguns minutos dentro do carro ou até no banheiro!).

O bebê está se acostumando ao som da sua voz e já tem minúsculos dentinhos se formando sob as gengivas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

* 12 de Janeiro de 2009 *

18 SEMANAS E 4 DIAS DE GESTAÇÃO


Finalmente o verão chegou! Fomos final de semana para São Pedro D´Aldeia e pegamos dois dias de SOL e PRAIA.

Esquecemos de tudo que podiamos pensar e aproveitamos todos os minutos do final de semana.

Segue algumas fotinhos de praia.

Só para não esquecer de avisar, começei a sentir o Enrico se movimentar na barriga. É um movimento estranho, mas é sensacional. Mais um pequeno detalhe, ele não para de se movimentar, pq tenho sentido com frequencia.




* 01 de Janeiro de 2009 *

Mais um ANO NOVO chegando.

Com novos projetos em andamento, tenho certeza de que este ano será um ano muito bom, não só pela chegada do nosso Enrico, mas como para a nossa mais nova Agência de Viagens.
Época de aproveitarmos todas as oportunidades que a vida nos proporciona.

Ora de descansar...mamãe trabalhou bastante ontem na arrumação da nossa festa de Ano Novo e ainda passamos o dia fora, pois tivemos o enterro dos ossos hoje.


  • INFORMAÇÕES:

Com 14 SEMANAS, o feto engole, urina, suga e treina os movimentos respiratórios para o trabalho que seus pulmões vão ter após o nascimento. Sua coluna vertebral já está bem delineada. Ele mede 8 a 9 cm e pesa cerca de 28 g.

Com 15 SEMANAS o feto apresenta todos os movimentos presentes em fetos com 9 meses e mede em torno de 10 cm.

A partir da 16ª SEMANA, os movimentos do feto aumentam, o que é importante para o desenvolvimento dos seus músculos e ossos. Suas feições estão bem definidas e pode-se identificar o sexo do bebê nos exames de ultra-sonografia. Seus órgãos e sistemas continuam em desenvolvimento!

Ao final da 16ª SEMANA, seu bebê medirá por volta de11cm.

Entre 16 e 18 SEMANAS, além de começar a fazer caretas, levantar as sobrancelhas e coçar a cabeça, ele começa a desenvolver o sentido do paladar. Nesta idade, as papilas gustativas já estão desenvolvidas.

Com 19 A 20 SEMANAS seus movimentos começam a ficar mais coordenados, contrastando com os movimentos iniciais que eram reflexos mais primitivos. É capaz de ficar ereto e impulsionar o corpinho para frente. Seu cérebro pesa cerca de 90g. Aparecem os primeiros fios de cabelo. Inicia-se a formação do "vernix caseoso" que é uma camada de gordura que reveste externamente o feto. Esta "capa de gordura" tem a função de proteger sua pele num ambiente aquático. Nesta fase o feto já pesa cerca de 300g.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

* 28 de Dezembro de 2008 - Terceira consulta Pré-Natal *

Véspera de Ano Novo e mamãe já tinha marcado mais uma consulta de Pré-Natal com o Dr. Francisco Massa, até porque ele ainda tem que ver esse último exame.
Levamos os exames e está tudo ótimo com o Enrico, todos os resultados perfeitos e mais uma pessoa impressionada com a foto reveladora do sexo.
Vamos a balança, menos 1,600 Kg.

Dr. Francisco colocou o aparelhinho para tentar ouvir o coraçãozinho e muito de longe e baixinho conseguimos ouvir. Tudo examinado, tudo perfeito.

Tirei algumas dúvidas sobre quantos meses corresponde as semanas de gestação e foi tudo esclarecido.

Mais uma consulta finalizada! Já deixei marcada para o dia 28 de Janeiro e 27 de Fevereiro as próximas consultas.

Conversei com o papai sobre a consulta e ele ficou aliviado.

* 25 de Dezembro de 2008 - NATAL *



É NATAL!!!


Depois de uma baita festa, é dia de descansar para a semana que vem. Fomos para o Rio e ganhamos muitos presentinhos.

Papai Noel esteve na nossa festa e nos deu muitos presentes.
Vamos as fotos:





quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

* 23 de Dezembro de 2008 - Terceira Ultra-som *

15 SEMANAS E 5 DIAS DE GESTAÇÃO

Hoje é o grande dia!!! Vamos torcer pra tentar descobrir o sexo do neném. Como papai está de recesso, deixei para tarde o exame, para que ele conseguisse descansar um pouco, mas acabamos acordando cedo e indo ao clube nos distrair um pouquinho.


Chegou a hora. Engraçado, a Dra. Juliana que fez o exame, falou a mesma coisa que a outra médica da Clínica Perinatal de Laranjeiras, que já havia conseguido fazer todas as medições logo que iniciou o exame. O neném sempre estava numa ótima posição para fazer os exames, mas que ele(a) se mexia muito, era pura verdade. As fotos ficaram sensacionais. Ouvimos o coração (bem alto por sinal).
Aí, veio aquela fatídica pergunta: "Já sabem o sexo?"
Prontamente respondido pelo pai: "Não. É menina, não é?

A médica, fez uma cara de dúvidas e disse que já sabia, mas que só estava tentando pegar a posição certa para confirmar, mas antes de conseguir completar a sua conversa, veio a foto reveladora.....
É UM MENINO
E que menino! Olha ele aí.






Logo perguntou o nome para colocar na foto reveladora, questionando que jamais tinha visto antes.



QUE VENHA O ENRICO COM MUITA SAÚDE E AMOR!





Saimos do exame e já começamos a ligar para toda família e dar a grande notícia. LÁ VEM O ENRICO AÍ! Todos ficaram muito contentes.

Assim fica mais fácil pra conversarmos, né Enrico! Mamãe te ama muito. Você é a coisinha mais importante na minha vida.

Bom, acho que depois desse longo e cansativo dia, o que me resta é ir para a cozinha e fazer as rabanadas para o Natal, afinal de contas, já é amanhã e mamãe prometeu levar rabanada para a casa das Tias.

Eu e Enrico ficaremos por aqui hoje!

* 17 de Dezembro de 2008 *


Tem gente na Disney!!! Será que a Tia-avó Denise e a prima Bia vão conseguir achar a babá eletrônica para o Enrico.

Era tudo que a mamãe precisava! Vamos aguaradar...

Enquanto isso, a mamãe e o papai vão ganhando alguns presentinhos, não muitos, porque não sabemos o sexo ainda.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

* 13 de Dezembro de Dezembro - Curso para Gestantes *

14 SEMANAS DE GESTAÇÃO

Fui ao curso ministrado pelo Francisco Massa e equipe. O curso foi válido, mas muito cansativo, já que começava às 09 e terminava às 15 hs. Estava com muita dor de cabeça e com a vista vermelha de tão ressecada. Ao final da palestra, acabei indo parar no Hospital Santa Beatriz, pois não estava aguentando mais de tanto incômodo na vista.

Segue alguma orientações passadas no curso por profissionais:

CUIDADOS COM O BEBÊ:

- banho de sol diariamente entre 07 e 09 da manhã, por 15 a 20 minutos (vitamina D para os ossos);
- não usar os lenços umedecidos, talcos ou perfumes no 1 mês de vida;
- utilizar cremes a base de ácido de zinco, sem perfume ou nistalina na região perianal;
- trocar no mínimo 8 fraldas por dia para evitar assaduras.

EXAMES E VACINAS:

- vacina anti-hepatite B;
- realizada nas primeiras 12 horas de vida;
- teste do pezinho após 72 horas, quando o aleitamento estiver bem estabelecido (ideal na 1ª semana)
- teste da orelhinha nos primeiros 3 meses de vida (surdez congenita);
- 1ª consulta com o pediatra deve ser realizada entre 7 a 10 dias de vida.

Cólicas o que fazer?
- buscar dar o maior conforto e melhor ambiente ambiente ao bebê.

AMAMENTAÇÃO:

Continuação do elo formado entre a mãe e o bebê na gestação. A amamentação precisa ser aprendida, mesmo sendo natural. A massagem feita no mamilo é com toalha seca para fortalecer a pele.É exclusiva até os 6 meses e continuada até os 2 anos ou mais.

Importância para o bebê:

- proporciona uma nutrição mais favorável ao bebê;
- fornece H2O adequada para hidratação;
- favorece o vinculo afetivo e o desenvolvimento;
- protege contra infecções e alergias.

Importância para a mãe:

- recupera o útero no seu tamanho normal;
- aumenta as reservas de ferro;
- reduz o risco de cancer de mama e ovário;
- evita uma nova gravidez;
- depressão pós parto é reduzida;
- é mais econômico.

O colostro aparece por volta do 7 mês de gestação. É pegajoso, espesso e amarelado.


OBS:. A MÃE QUE AMAMENTA NÃO DEVE FAZER USO DE BICOS, CHUPETAS E MAMADEIRAS!

"AMAMENTAR É O VÍNCULO ENTRE A MÃE E O BEBÊ COMO SENDO O PROTÓTIPO DE TODAS AS FORMAS DE AMOR"

* 28 de Novembro de 2008 - Segunda consulta Pré-Natal *

Mais uma consulta com o Dr. Francisco. Depois de observado o exame, concluiu-se que está tudo perfeito, com uma pequena observação: a placenta está um pouquinho baixa (placenta prévia).
O que é placenta prévia (baixa)?
Trata-se de uma implantação anormal da placenta próxima ao colo do útero. Na maioria das vezes o crescimento do útero faz com que a placenta se afaste do colo adquirindo uma localização normal. Caso haja sangramento no início da gravidez, ou em qualquer época, o repouso, geralmente absoluto, é fundamental. Se não houver a migração para uma localização normal o parto via abdominal (cesariana) deve ser considerado.
Vamos aguarar e torcer para que com o tempo esta placenta suba, para que não tenhamos nenhum probleminha.
Mais um exame de ultra pedido (quem sabe não saberemos o sexo agora!!!) e mais um rémedio para tomar, agora é um polivitminico para a mamãe, já que acabei de sair de uma baita gripe com febre e tudo mais.
Marcado o exame para o dia 23/12/2008.

* 25 de Novembro de 2008 - Segunda Ultra-som (11 semanas e 5 dias) *

Seguimos para a Clínica Perinatal de Laranjeiras....mamãe está nervosa. Encontramos o papai direto na clínica.

Estamos todos anciosos, pois é o exame que vai mostrar se o neném tem probabilidade de ter Síndrome de Down e outras Cromossomias, além da medida do osso nasal.

Lá vamos nós.....mudei de roupa e o coração começou a bater forte.

Assim que a médica começou o exame, ela ficou perplexa de como o neném estava bem posicionado e logo ela conseguiu fazer todas as medições que precisava.....já que o exame às vezes leva cerca de 1 hora.

Tem mais um detalhe.....como esse ser pequenino se mexe....a ultra foi engraçada....ele deu uns 3 pulos.

Bom, papo vai, papo vem....fiz um exame de sangue na hora para diminuir as chances das trissomias 21, 18 e 13...só que o resultado somente daqui a 10 dias.

Detalhes do exame:

- achados: feto vivo - atividade cardiaca fetal presente
- frequência cardiaca fetal: 158 bpm
- comprimento crânio-causal: 51,7 mm
- translucência da nuca: 1,0 TN
- liquido aminiótico: normal

  • INFORMAÇÕES:

Ao final da 10ª SEMANA de gestação, o embrião já se encontra praticamente todo formado (coração, pulmões, rins, fígado e intestinos) e tem-se início, a partir daí, do período fetal.A partir de 10 SEMANAS de gestação, durante o período fetal, haverá basicamente a maturação e crescimento dos órgãos e sistemas do bebê.

O feto vive dentro de um saco amniótico contendo líquido que o envolve e o protege. Nesse ambiente flutuante e sem peso, ele se move ativamente. Com 11 SEMANAS, dentro de seu corpinho, todos os órgãos já estão no devido lugar. Tudo o que se encontra em um ser humano já está formado. No final da 11ª SEMANA, o bebê mede cerca de 5 cm.

Com 12 SEMANAS, o feto mede cerca de 7 cm e pesa 14 g. A partir de 12 SEMANAS, o feto já apresenta movimentos espontâneos, embora a mãe ainda não os perceba. A genitália externa adquire as características peculiares ao sexo genético do bebê, apesar de ainda não ser possível identificar o sexo do bebê ao ultra-som. Crescem os olhos e as orelhas. Começa a formação dos principais ossos do corpo. Os dedos dos pés e das mãos já estão diferenciados e as suas unhas surgem.

* 19 de Novembro de 2008 - Rumo a São Pedro *


Papai e mamãe foram direto do nutricionista para São Pedro D´Aldeia. Papai voltou mais cedo do trabalho e aproveitamos o feriado de 20 de novembro para dar uma fugida e ficar a sós. "Primeira" viagem na barriga da mamãe.

A primeira mesmo, foi para Búzios, depois para São Pedro com os primos e esposas e depois para Gramado em comemoração do nosso segundo ano de casados, mas estas não sabiamos da notícia ainda.

Não foi muito bom, primeiro por causa do tempo que não ajudou em nada e segundo que mamãe está com tanto sono e enjoo.

Mas deu para pegar uma praia em Arraial do Cabo na sexta. Valeu a pena!

* 31 de Outubro de 2008 - Primeira consulta Pré-Natal *

Lá fomos nós ao Dr. Francisco. Conversa daqui, conversa dali, as dúvidas surgem. Mamãe não para de pensar como será esse pequeno ser que está aqui dentro da barriga.

Será que é verdade mesmo??? Não dá pra sentir nada...apesar de boa, é bem estranho a sensação de saber que de filhas seremos mães.

O medo bate à porta.
Será que vou ser uma boa mãe??? São muitas dúvidas e perguntas!!!

O mais importante é começar a fazer os exames e esperar esse pequeno ser crescer e evoluir.

Exames de sange na mão...a lista é grande. Nada de anormal, já que sou rainha de tirar sangue.

Dr. Francisco já deixou um pedido de ultra a ser feito entre a 11 e 12 semana. Assim na próxima consulta, já teremos o resultado nas mãos....além do ácido fólico para começar a tomar "ontem".

Mais um grande detalhe, mamãe não anda se sentindo bem, quase não consegue comer, desde quando começamos a fazer as pequenas viagens em setembro.

Marcaremos uma visitinha a uma nutricionista.

Próxima consulta marcada para o dia 29/11/2008 - Segundo pré-natal.

* 30 de Outubro de 2008 - Primeira Ultra-Som *

É agora, será que é verdade mesmo???
Papai não estava acreditando, mesmo com as várias fotos tiradas pela ultra-som de ontem. Acho que a mamãe também não estava acreditando!!!

Parece que é verdade mesmo.

Conclusão: gravidez simples com 08 semanas em evolução ao ultra-som.
Papai se emocionou e a vovó ficou radiante com o primeiro neto (a). Fomos ao colégio da outra vovó, que ficou muito contente também.
E a notícia se espalhou.....

Agora, só falta ir ao médico, Franscisco Massa e ver o que ele tem a dizer....lá vamos dar início ao pré-natal.

* 29 de Outubro de 2008 - A descoberta *

Tudo começou quando acordei passando muito mal, depois de alguns problemas emocionais, resolvi ir ao HCN com muitas dores de estômago, entre outros sintomas. Ao chegar no atendimento, fiquei no soro por algumas horas. Po sorte encontrei na emergência uma médica que havia sido minha visinha e por isso me solicitou um RX e Ultra de abdomem.

Aí veio o médico da ultra: "Você está GRÁVIDA".

Como assim, doutor? Você ta brincando....

GRAVIDÍSSIMA!!!! Uaaauuuuu.....8 semanas.

Resolvi ligar para o futuro papai....acho que ele ficou sem palavras.

Vamos a primeira ultra marcada para amanhã (30/10/2008).
  • INFORMAÇÃO - Pré-Natal - Desenvolvimento Ultrauterino

A CONCEPÇÃO - Entre 200 a 600 milhões de espermatozóides são depositados no interior da vagina, iniciando sua jornada em direção ao óvulo. Muitos sucumbem porque são mais fracos; outros se perdem no meio do caminho. Os melhores nadam, agitando suas caudas que são o seu meio de locomoção. Finalmente, o pequeno número de sobreviventes que restou daquela multidão inicial, aproxima-se do óvulo (que para ele se configura imenso). O óvulo é cerca de 85 mil vezes maior do que o espermatozóide. Alguns tentam penetrar no óvulo. Finalmente apenas um consegue. Dá-se a fecundação.

A fecundação (fertilização ou concepção) ocorre com a fusão ou encontro dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), acarretando na constituição de uma nova célula, o ovo ou zigoto, que carrega características da mãe (óvulo) e do pai (espermatozóide).Inicia-se, então, um processo de divisões do zigoto em 2 células, 4 células, depois 8 células e assim sucessivamente, é o começo da formação do novo ser... É o milagre da reprodução!No final da PRIMEIRA SEMANA após a fecundação, inicia-se o processo implantação da massa de células na parede uterina.

O EMBRIÃO - Sabemos, hoje, que os talentos e habilidades apresentadas pelo bebê começam a se desenvolver muito antes dele nascer. Diversos estudos têm evidenciado que o embrião é um ser inteligente e muito mais complexo do que nós imaginávamos. Na 5ª SEMANA de gestação, contada a partir do primeiro dia da última menstruação, ou seja, 3ª SEMANA após a fecundação, seu sistema nervoso começa a se formar e começam a despontar pernas e braços. Surgem, pela primeira vez, movimentos bruscos.

A nutrição do embrião entre 4ª e 5ª SEMANAS de gestação é feita através da Vesícula Vitelina. Ao se completar 5 SEMANAS de gestação, há junção dos vasos do embrião com os vasos da placenta em formação, sendo o início da chamada circulação umbilical (feto-placentária). A placenta será formada por tecidos maternos e fetais (sendo um órgão misto) e será a responsável final pelas trocas entre a mãe e o bebê.

Entre a 5ª e 10ª SEMANAS de gestação, os principais órgãos e sistemas do embrião se formam, e à medida que essas estruturas se desenvolvem elas afetam a imagem do embrião, que vai adquirindo figura humana.Na 6ª SEMANA, sua boca começa a se formar e seu coraçãozinho rudimentar pode visto batendo.O embrião mede de 4 a 9 mm. O seu coração e coluna são visíveis, assim como os brotos que formarão os braços e as pernas.

Com 7 a 8 SEMANAS de gestação, o embrião é capaz de realizar movimentos muito simples. Um ligeiro toque em sua face faz com que ele responda com desvio da cabeça. Nesta fase, o embrião terá em torno de 2,2 cm.

Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já estão formados e separados, podendo ser reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do bebê.