terça-feira, 6 de janeiro de 2009

* 29 de Outubro de 2008 - A descoberta *

Tudo começou quando acordei passando muito mal, depois de alguns problemas emocionais, resolvi ir ao HCN com muitas dores de estômago, entre outros sintomas. Ao chegar no atendimento, fiquei no soro por algumas horas. Po sorte encontrei na emergência uma médica que havia sido minha visinha e por isso me solicitou um RX e Ultra de abdomem.

Aí veio o médico da ultra: "Você está GRÁVIDA".

Como assim, doutor? Você ta brincando....

GRAVIDÍSSIMA!!!! Uaaauuuuu.....8 semanas.

Resolvi ligar para o futuro papai....acho que ele ficou sem palavras.

Vamos a primeira ultra marcada para amanhã (30/10/2008).
  • INFORMAÇÃO - Pré-Natal - Desenvolvimento Ultrauterino

A CONCEPÇÃO - Entre 200 a 600 milhões de espermatozóides são depositados no interior da vagina, iniciando sua jornada em direção ao óvulo. Muitos sucumbem porque são mais fracos; outros se perdem no meio do caminho. Os melhores nadam, agitando suas caudas que são o seu meio de locomoção. Finalmente, o pequeno número de sobreviventes que restou daquela multidão inicial, aproxima-se do óvulo (que para ele se configura imenso). O óvulo é cerca de 85 mil vezes maior do que o espermatozóide. Alguns tentam penetrar no óvulo. Finalmente apenas um consegue. Dá-se a fecundação.

A fecundação (fertilização ou concepção) ocorre com a fusão ou encontro dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), acarretando na constituição de uma nova célula, o ovo ou zigoto, que carrega características da mãe (óvulo) e do pai (espermatozóide).Inicia-se, então, um processo de divisões do zigoto em 2 células, 4 células, depois 8 células e assim sucessivamente, é o começo da formação do novo ser... É o milagre da reprodução!No final da PRIMEIRA SEMANA após a fecundação, inicia-se o processo implantação da massa de células na parede uterina.

O EMBRIÃO - Sabemos, hoje, que os talentos e habilidades apresentadas pelo bebê começam a se desenvolver muito antes dele nascer. Diversos estudos têm evidenciado que o embrião é um ser inteligente e muito mais complexo do que nós imaginávamos. Na 5ª SEMANA de gestação, contada a partir do primeiro dia da última menstruação, ou seja, 3ª SEMANA após a fecundação, seu sistema nervoso começa a se formar e começam a despontar pernas e braços. Surgem, pela primeira vez, movimentos bruscos.

A nutrição do embrião entre 4ª e 5ª SEMANAS de gestação é feita através da Vesícula Vitelina. Ao se completar 5 SEMANAS de gestação, há junção dos vasos do embrião com os vasos da placenta em formação, sendo o início da chamada circulação umbilical (feto-placentária). A placenta será formada por tecidos maternos e fetais (sendo um órgão misto) e será a responsável final pelas trocas entre a mãe e o bebê.

Entre a 5ª e 10ª SEMANAS de gestação, os principais órgãos e sistemas do embrião se formam, e à medida que essas estruturas se desenvolvem elas afetam a imagem do embrião, que vai adquirindo figura humana.Na 6ª SEMANA, sua boca começa a se formar e seu coraçãozinho rudimentar pode visto batendo.O embrião mede de 4 a 9 mm. O seu coração e coluna são visíveis, assim como os brotos que formarão os braços e as pernas.

Com 7 a 8 SEMANAS de gestação, o embrião é capaz de realizar movimentos muito simples. Um ligeiro toque em sua face faz com que ele responda com desvio da cabeça. Nesta fase, o embrião terá em torno de 2,2 cm.

Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já estão formados e separados, podendo ser reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário